Tempo seco favorece a colheita do café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma frente fria começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (10) e ao longo do dia já será possível observar chuvas na região da fronteira oeste (Uruguaiana e Itaqui). A partir de sexta-feira (11), esse sistema ganhará ainda mais força e provocará chuvas generalizadas sobre o estado, com volumes que poderão superar os 100 mm em muitos municípios gaúchos entre amanhã e domingo.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Já recebeu seu alerta e boletim informativo hoje? Veja como aqui 

 

Situação do trigo

Para as lavouras de trigo a chuva chega no momento certo, já que muitas áreas estão sob forte estresse hídrico. No final de semana e no começo da semana que vem, esse sistema avançará sobre Santa Catarina e Paraná, onde também provoca chuva mais generalizada que acaba beneficiando também as lavouras de trigo, destes estados. Mas por outro lado, poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita do milho safrinha, sem acarretar prejuízos. Com a volta da umidade, o risco de queimadas diminui muito.

 

Importante para período seco: Análise de risco de queimadas por questões naturais 

 

Há previsão de que venham ocorrer chuvas também em São Paulo, Mato Grosso do Sul e até mesmo em alguns pontos do Mato Grosso no começo da semana que vem, por conta do avanço deste sistema. Mas os volumes previstos serão baixos, insuficientes para elevar de forma satisfatória os níveis de umidade do solo. Contudo, já será suficiente para elevar, mesmo que parcialmente, os índices de umidade relativa do ar em alguns municípios paulista.

 

Já em Minas Gerais, Goiás, em grande parte do Mato Grosso e em todo o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia o tempo segue aberto e sem previsão para chuva ao longo dos próximos dias mantendo as condições bastante favoráveis a colheita do milho, algodão, café e da cana de açúcar.

 

Veja também: Duas frentes frias chegam ao Brasil até 15 de Agosto

Qual a influência do clima na sua safra?

 

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. Quer saber como? Clique aqui