Chuva pode impactar produtividade do algodão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A linha de instabilidade que está sobre a faixa central do Brasil, mantem o tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia em boa parte dos municípios de São Paulo, Mato Grosso do Sul, faixa oeste do Mato Grosso e sul de Minas Gerais, boa parte da região litorânea do Nordeste. Nas demais regiões do Brasil o tempo seguirá firme e sem previsão de chuva.

 

 

Nova frente fria 

No fim de semana, uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul onde novamente irá provocar chuvas generalizadas. Com o avanço deste sistema sobre a região centro-sul, há previsão de que ao longo do final de semana e da semana que vem, venha ocorrer novas pancadas de chuva em grande parte dos municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Assim, continua as preocupações para os produtores de algodão do Mato Grosso, que já foram impactados com as chuvas desta semana. Caso se confirme tais chuvas, os prejuízos poderão ser ainda maiores, pois dessa vez, irá impactar não só a qualidade, mas principalmente a produtividade em um ano que a cultura do algodão está batendo recordes de produtividade.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

 

Café e cana de açucar

Como o tempo continuará instável sobre as áreas produtoras de cana de açúcar e café, os trabalhos de colheita continuarão sendo prejudicados, mas por outro lado, irão favorecer o aumento dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. Contudo, deve ressaltar que essas chuvas sobre as áreas produtoras de café do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais poderão induzir o florescimento e como não há garantia de que o mês de setembro venha a ser chuvoso, poderão ocorrer algumas perdas no potencial produtivo das lavouras que irão florescer.

 

Boletim semanal sobre a quantidade de água disponível no solo

 

Temperatura

Com relação ao frio, após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança no começo da semana sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há previsão de que venha ocorrer novas geadas de fraca a moderada intensidade entre os dias 21 e 22/08, ou seja, nas madrugadas de segunda e terça-feira. A geada como mostra os modelos de previsão, poderá impactar diretamente as lavouras de trigo, que se encontram bem debilitadas tanto pela ausência de chuvas no mês de julho, quanto da geada ocorrida na semana do dia 18/07. Portanto, novas perdas poderão vir a ocorrer na cultura ao longo da semana que vem.

 

Receba o alerta de risco de condição severa para sua cultura

 

Vale lembrar que este sistema não atinge áreas produtoras de café e de cana de açúcar. Nestas áreas haverá um declínio um pouco mais acentuado da temperatura mínima, mas nada que possa acarretar prejuízos para os produtores.

 

Veja também: Boa chuva para quem?

Grande frente fria no fim de semana