Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Produtor deve ter cautela para iniciar plantio

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Apesar da terça-feira (19) amanhecer com tempo aberto e sem previsão de chuva generalizada em praticamente, todo o Brasil, com exceção apenas para a faixa litorânea do Nordeste que continua com pancadas de chuva, o bloqueio atmosférico que está impedindo o avanço das frentes frias, começa a dar sinais de enfraquecimento. Com isso, ao longo da semana não se pode descartar a possibilidade de que venham ocorrer algumas pancadas de chuvas bem localizadas sobre as regiões produtoras do Centro-Oeste e do Sudeste, bem como no Paraná. Porém, essas chuvas ainda não serão sinônimo de que o regime de chuvas já chegou e os produtores possam apostar no plantio, pois ainda serão chuvas muito irregulares e de baixa intensidade.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

 

Aos poucos o tempo seco, que vem sendo destaque em todo o Brasil, vai sendo modificado por um período mais úmido, já que a Primavera terá início nesta sexta-feira, dia 22/09 às 17h02, horário de Brasília. Para os produtores de soja, que já estão querendo plantar a palavra-chave ainda continua sendo cautela.

 

Já na metade sul do Rio Grande do Sul, onde o plantio do arroz está complicado, já que as chuvas não dão trégua, a tendência para essa semana é de tempo aberto e sem previsão de chuva pelo menos até a próxima sexta-feira, quando novamente uma frente fria avança pelo Estado. A chuva deste sistema pode inviabilizar novamente, os trabalhos de plantio e preparo do solo o que causa certa preocupação por parte dos arrozeiros.

 

Veja também: Ainda podemos ter La Niña em 2017?

El Niño e La Niña: a história contada desde o início

Informação meteorológica é necessária na hora de tomar a decisão? Saiba mais sobre o volume de chuva e quantidade de nuvens previstas na sua região agrícola. Clique aqui

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias