Safra da laranja registra alta na produtividade

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As chuvas de abril, maio e junho favoreceram a produtividade da laranja no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. A colheita, realizada na sequência deste período, em agosto, foi bastante positiva. Isso porque a raiz das plantas capturou a água e a transferiu para o fruto, deixando-o mais pesado. “Nós, geralmente, fazemos uma estimativa de um determinado número de frutos para completar uma caixa equivalente a 40.8 quilos. Mas, por conta do peso, precisamos de menos laranjas para fechar essa conta”, afirma Vinícius Trombim, coordenador de Pesquisa de estimativa de safra da Fundecitrus. De acordo com o especialista, em maio, foi feita a projeção inicial da safra com 364 milhões de caixas. Mas, depois do novo cálculo em setembro, o número subiu para 374 milhões.

 

A safra do ano passado foi atípica nas principais regiões produtoras o que fez com que o aumento em 2017 fosse surpreendente. “Tivemos um crescimento de 49% em relação à safra anterior. Em comparação com a média dos últimos dez anos, o aumento é de 14%”, explica Trombim.

 

Mas nem tudo é benefício para os agricultores. Por conta das chuvas, o especialista alerta para a presença do greening, doença causada por bactérias, que afeta os citrus (laranja, limão e tangerina) deixando suas folhas amareladas e mosqueadas. “Se o agricultor manejar bem a doença, temos tudo para voltar a ser o maior produtor de suco de laranja do mundo. A Flórida, nos Estados Unidos, também é muito forte nessa área, mas foi prejudicada por conta do Furacão Irma”, finaliza.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, somente na segunda quinzena de outubro é que a chuva volta a ser mais frequente e regular sobre o interior de São Paulo e áreas produtoras do Triângulo mineiro. 

 

Veja tambémProdutor à espera da chuva para iniciar plantio da soja

Chuva pode induzir florescimento do café

Seja avisado com antecedência sobre condições de tempo severa