Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Safra da laranja registra alta na produtividade

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

As chuvas de abril, maio e junho favoreceram a produtividade da laranja no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. A colheita, realizada na sequência deste período, em agosto, foi bastante positiva. Isso porque a raiz das plantas capturou a água e a transferiu para o fruto, deixando-o mais pesado. “Nós, geralmente, fazemos uma estimativa de um determinado número de frutos para completar uma caixa equivalente a 40.8 quilos. Mas, por conta do peso, precisamos de menos laranjas para fechar essa conta”, afirma Vinícius Trombim, coordenador de Pesquisa de estimativa de safra da Fundecitrus. De acordo com o especialista, em maio, foi feita a projeção inicial da safra com 364 milhões de caixas. Mas, depois do novo cálculo em setembro, o número subiu para 374 milhões.

 

A safra do ano passado foi atípica nas principais regiões produtoras o que fez com que o aumento em 2017 fosse surpreendente. “Tivemos um crescimento de 49% em relação à safra anterior. Em comparação com a média dos últimos dez anos, o aumento é de 14%”, explica Trombim.

 

Mas nem tudo é benefício para os agricultores. Por conta das chuvas, o especialista alerta para a presença do greening, doença causada por bactérias, que afeta os citrus (laranja, limão e tangerina) deixando suas folhas amareladas e mosqueadas. “Se o agricultor manejar bem a doença, temos tudo para voltar a ser o maior produtor de suco de laranja do mundo. A Flórida, nos Estados Unidos, também é muito forte nessa área, mas foi prejudicada por conta do Furacão Irma”, finaliza.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, somente na segunda quinzena de outubro é que a chuva volta a ser mais frequente e regular sobre o interior de São Paulo e áreas produtoras do Triângulo mineiro. 

 

Veja tambémProdutor à espera da chuva para iniciar plantio da soja

Chuva pode induzir florescimento do café

Seja avisado com antecedência sobre condições de tempo severa

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias