Chuva vem com força em Outubro e garante plantio da safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul entre hoje (22) e amanhã (23) irá provocar pancadas de chuvas em diversas localidades do estado, atrapalhando o pleno andamento do plantio do arroz, mas permitindo que a colheita do trigo avance em todas as regiões.

 

Ao longo deste primeiro fim de semana da Primavera há possibilidade de que venham ocorrer novas pancadas de chuva em diversos municípios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, bem como no Paraná e em toda a região central do Brasil. Porém, a chuva continua sendo na forma de pancadas irregulares e, portanto, ainda é muito arriscado soltar o plantio da soja, já que os volumes de chuvas não deverão ser altos. Por outro lado, essa continuidade do tempo seco, manterá as condições favoráveis à realização da colheita da cana de açúcar e a finalização da colheita do algodão no Mato Grosso.

 

Na semana que vem com a passagem de uma nova frente fria pela Região Sul, novas pancadas de chuva estarão sendo previstas, mas agora com maior abrangência sobre as regiões produtoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

A primavera começa nesta sexta-feira (22) às 17h02, horário de Brasília e a tendência é que as chuvas gradativamente comecem a ocorrer em toda a região centro-sul do Brasil. Ainda neste comecinho de forma irregular, mas durante o mês de outubro, principalmente na segunda quinzena as chuvas vão se consolidando e o plantio da nova safra de soja e do milho poderá ser realizado aos poucos.

 

Como saber a hora certa de iniciar o plantio? O produtor pode solicitar uma análise sobre o volume de chuva esperado para a área produtora e ainda receber semanalmente um boletim com a quantidade de água disponível no solo. Veja mais detalhes na plataforma online AgroclimaPro. 

 

Veja também: Ainda podemos ter La Niña em 2017?

Navegue pelo Blog do AgroclimaPro e fique por dentro das principais informações sobre a agricultura no Brasil e no mundo 

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas