Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva ainda é irregular para iniciar plantio da soja

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A primavera começou e trouxe a esperança de que as chuvas retornem a todas as regiões produtoras do Brasil, em especial a região centro-sul do país, onde o plantio da soja na maioria das regiões produtoras do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná ainda não ocorreu. Nesta segunda-feira (25), áreas de instabilidade ganham força ao longo do dia e há de previsão de pancadas de chuva de forma irregular em diversas localidades destes estados e também em São Paulo e Goiás. O risco ainda é alto iniciar o plantio da soja.

 

satelite-br20 (2)

 

Trigo 

No caso do trigo, as condições meteorológicas são favoráveis à colheita e a qualidade do grão é excelente, apesar de algumas regiões apresentarem produtividade aquém da média histórica. O grande problema está sendo o preço obtido pelo produto que não atinge o preço de custo, causando muitos prejuízos aos produtores.

 

Tendência

Ao longo da semana, a tendência é que a chuva em toda região centro-sul do Brasil se mantenha no mesmo padrão. Ou seja, há previsão de pancada de chuva em quase todos os dias sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas sempre na forma de pancadas isoladas, mantendo as condições ainda desfavoráveis ao pleno andamento do plantio da soja. O grande problema está para os produtores de arroz do Rio Grande do Sul. As chuvas frequentes que vem ocorrendo sobre a metade sul do estado dificulta a realização do plantio.

 

Veja o vídeo abaixo com a análise do meteorologista Vitor Hassan sobre o comportamento das chuvas nas próximas semanas.

 

 

Acompanhe informações importantes sobre o retorno da chuva generalizada no Blog do AgroclimaPro

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias