Novo período seco à vista para as áreas produtoras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade avançam sobre a Região Sudeste e todo o centro-sul do Brasil e deste modo chuvas mais generalizadas deverão ocorrer ao longo destes próximos quatro dias.

 

satelite-br20

 

Novo período de estiagem

Os produtores devem estar atentos porque após o dia 03/10, um novo período de estiagem está sendo previsto para todas as áreas produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

O plantio da soja deverá ser realizado com muito cuidado, já que o novo período seco poderá prejudicar tanto a germinação e principalmente o desenvolvimento inicial das lavouras. O retorno das chuvas depois deste novo período seco deverá ocorrer após o dia 15/10.

 

chuvap1_br

 

chuvap2_br

Situação das culturas

Café: Florada principal à vista. Essas chuvas irão induzir o florescimento dos cafezais. Monitoramento se faz extremamente necessário nessas próximas três semanas para acompanhar os níveis de umidade do solo.

 

Cana: Paralização da colheita, mas melhora substancialmente das condições para o desenvolvimento dos canaviais.

 

Arroz: chuvas bem irregulares sobre a metade sul do Rio Grande do Sul não chegaram a prejudicar tanto o avanço do plantio. Deste modo, os próximos dias continuarão sendo favoráveis ao plantio da cultura.

 

Leia também: Chuva da virada do mês favorece plantio da soja 

Veja como fica a perspectiva de chuva para a virada do mês

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas