A quinta-feira (05) será de tempo aberto e com possibilidade apenas de eventuais pancadas de chuva sobre alguns pontos isolados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e Pará. Nas demais localidades o tempo seguirá aberto e sem nenhuma chance de chuva. Tais condições possibilitam o rápido avanço do plantio do arroz no Rio Grande do Sul, que está bem atrasado tanto em relação ao mesmo período do ano passado, quanto à média dos últimos cinco anos.
Produtores de soja, já paralisam a atividade por falta de umidade suficiente no solo. O tempo é benéfico para a colheita da cana de açúcar.
Veja como receber um relatório de umidade no solo com até 15 dias de antecedência
A partir desta sexta-feira (06) uma nova frente fria estará avançando pelo Rio Grande do Sul e com isso, o tempo muda radicalmente no estado, onde serão observadas chuvas generalizadas, inviabilizando novamente o plantio do arroz e atrapalhando a finalização da colheita do trigo. Aos poucos esse sistema avança sobre Santa Catarina e Paraná e ajuda a subir os níveis de umidade do solo garantindo melhores condições ao plantio e desenvolvimento das lavouras.
Ao longo da semana que vem, há previsão de novas pancadas de chuva sobre as áreas produtoras do Sudeste e Centro-Oeste. Os produtores de soja que estão dando continuidade ao plantio, terão que ter muita cautela, pois não há previsão de chuva generalizada para os próximos 10 dias.
Leia mais informações sobre a tendência e comportamento da chuva no Blog do AgroclimaPro
Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.
Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!