Na última quarta-feira (11/10) a convergência de umidade em baixos níveis associada a um sistema de baixa pressão levou a formação de nebulosidade e elevado volume de chuva em todo noroeste do Rio Grande do Sul. Os temporais, com quedas de granizos e ventos fortes, prejudicaram as lavouras de trigo da região, levando prejuízo aos agricultores.
A produção de soja também foi impactada e os agricultores já estão visando o replantio na região. Enquanto isso em grande parte do MT, MS e MG os agricultores esperam ansiosamente pela estabilização das chuvas com maior frequência para dar início ao plantio com maior confiança e estabilidade.
A agricultora Luana Belusso, gerente da fazenda Concórdia no norte do MT, tem conversado bastante com nossa equipe de meteorologistas e expressado a grande preocupação com a escassez de chuvas para sua região. Segue abaixo a previsão de chuva acumulada para os próximos dias em todo o Brasil.
Figura 1: Chuva prevista (mm) para todo o Brasil – 14/10/2017
Figura 2: Chuva prevista (mm) para todo o Brasil – 15/10/2017
As chuvas fortes e possibilidade de temporais com granizos irão permanecer no RS e parte de SC durante o dia (13/10). A partir de sábado (14/10) a atuação de um sistema de alta pressão irá inibir a formação de nebulosidade no estado, cessando as chuvas. Já para as regiões produtoras no MT, norte de MS, interior de SP e grande parte da BA a previsão é escassez de chuva para os próximos dias podendo ocorrer pancadas isoladas com baixa duração, MG se mantém com a ausência de chuvas.
Figura 3: Chuva acumulada prevista (mm) para todo o Brasil entre o dia 14/10/2017 e 18/10/2017
AgroclimaPro
Muitos agricultores tem nos procurado, preocupados com o impacto do clima na produtividade de suas fazendas. Uma das questões que eles mais destacam é a previsão de chuva disponível no site e o comentário é: as vezes existe previsão de chuva para o meu município. Só que chove na fazenda do meu vizinho e não chove na minha fazenda.
Pensando nisso a Climatempo desenvolveu a plataforma Agroclima Pro com previsões de chuva direcionadas para fazenda, e ainda com o risco de chuvas fortes, queda de granizo, geadas e queimadas. Se trata da melhor plataforma para o agricultor que precisa se planejar com antecedência e evitar perdas devido a variações do tempo.
Segue abaixo um slide de uma fazenda monitorada pelo Agroclima Pro em MT.
Fique por dentro das análises meteorológicas no Blog do AgrolimaPro
Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.
Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!
Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas