Condições são favoráveis a produção da cana de açúcar

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma grande linha de instabilidade pode ser observada sobre a faixa central do Brasil.

 

satelite-br20 (1)

 

Com isso o dia deverá ser marcado por algumas pancadas de chuvas sobre as regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Também poderão vir a ocorrer pancadas ainda mais irregulares sobre as regiões produtoras do Pará e Maranhão. Toda a região Sul e grande parte do Matopiba começam a semana com tempo aberto e sem previsão para chuva.

 

Ao longo desta semana as linhas de instabilidade sobre a região central do Brasil estarão ganhando força e há previsão para novas pancadas de chuva de forma irregular. Com isso, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Há algumas microrregiões que continuarão apresentando baixos índices de umidade do solo e consequentemente condições não tão favoráveis ao desenvolvimento podendo desta forma apresentar alguma redução dos seus potenciais produtivos. Mas no geral ou na média, as condições das lavouras ainda são muito boas.

 

As chuvas só deverão retornar às regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia no começa da semana que vem, quando uma nova frente fria irá avançar trazendo chuva mais generalizada sobre toda a região. E como esse sistema estará avançando sobre o Sudeste e Nordeste ao longo da semana que vem, as chuvas deverão retornar de forma generalizada sobre toda a região do Matopiba. Até lá, serão observados algumas pancadas de chuva irregular e de fraca intensidade, atrapalhando o pleno andamento do plantio da soja.

 

Para as culturas do café, cana de açúcar, laranja e pastagens, bem como das culturas de grãos, as condições são bastante favoráveis ao longo dos próximos 20 dias.