Dezembro começa com expectativa de chuva

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A tendência é que Dezembro comece com chuvas em grande parte das regiões produtoras do Brasil.

 

Para os produtores que sofreram com a ausência das chuvas no final do inverno e inicio da primavera o cenário mudou. A safra 2017/18 está mostrando uma melhora significativa no desenvolvimento da lavoura, devido a ocorrência de chuvas mais frequentes com intervalos para o plantio das regiões que ainda ficaram faltando ou até mesmo para o milho em algumas regiões.

 

Para os próximos dias a passagem de uma frente fria junto à costa Sudeste do Brasil vem garantindo a formação de um corredor de umidade por toda a faixa central e até o Sudeste do Brasil. A previsão é que as chuvas ocorram nos próximos dias de forma mais irregular, mas garante umidade no solo para todas as regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás, Norte do Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Maranhão. Somente a partir do dia 30 de novembro é que as chuvas tendem a ocorrer nas regiões produtoras do oeste da Bahia e no Tocantins.

 

A partir do dia 01 de dezembro a previsão é que as chuvas sejam mais volumosas e se concentrem nas regiões produtoras de Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia. Para grande parte das regiões produtoras de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul a previsão também é de chuvas volumosas a partir do dia primeiro.

 

Fiquem por dentro da previsão através do vídeo abaixo:

 

 

Por Vitor Hassan – meteorologista

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

Facilidade de tomar a decisão: Relatório do volume de chuva e quantidade de nuvens

Alerta de risco de condição severa