Como fica a chuva na primeira quinzena de dezembro?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A primeira quinzena de Dezembro será marcada por chuvas regulares em, praticamente, todo o Brasil. Isso porque, novas frentes frias estarão avançando sobre o Brasil neste período e organizando chuvas mais regulares sobre todas as regiões produtoras do país. Com isso, os níveis de umidade do solo irão se manter relativamente bons em todas as áreas dando plenas condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

Porém, vale salientar que apesar das previsões de chuvas para todo o Brasil nos próximos 15 dias, os maiores volumes continuarão a serem observados sobre a região centro-norte. Entretanto, mesmo com a possibilidade de que as frentes frias passem rapidamente sobre a região Sul e venham a se concentrar sobre o Sudeste, os volumes previstos de chuvas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso do Sul serão suficientes para permitir que as lavouras encontrem boas condições ao seu desenvolvimento.

 

Amplitude térmica x doenças 

Além disso, vamos observar uma grande amplitude térmica em toda a região centro-sul do país. Dias relativamente quentes e noites com temperaturas mais amenas. Esse padrão meteorológico manterá as condições bastante favoráveis à proliferação de doenças e mantém as condições favoráveis ao aumento da pressão de pragas. Assim, os produtores terão que ter muita cautela e, sobretudo, monitorar muito bem suas áreas, para tomar as devidas precauções.

 

Em suma, a primavera vai terminando e apesar das chuvas já serem mais regulares, não deixará muitas saudades, pelo contrário. Será uma estação na qual tiraremos bons aprendizados. Pois, apesar das chuvas terem chegado mais tarde em toda a região centro-norte, o desenvolvimento das plantas dentro das lavouras foi excepcional nessa safra, o que vem contribuindo para o bom desempenho das mesmas.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

 

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Facilidade de tomar a decisão: Relatório do volume de chuva e quantidade de nuvens

 

Alerta de risco de condição severa