Safra agrícola 2017/18 será de safra cheia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade continuam atuando sobre toda a faixa norte do Brasil nesta quarta-feira (13) e com isso, o dia será marcado, mais uma vez, pelas chuvas intermitentes. O que é bom para manter os níveis de umidade elevados, mas já começam a atrapalhar todas as atividades de campo, desde plantio até a realização dos tratos culturais.

 

Nesta quinta-feira (14), as previsões não mudam, as chuvas continuarão sobre essa região do Brasil. Somente no final da semana e principalmente ao longo do final de semana é que as chuvas começarão a dar uma trégua, já que uma nova frente fria estará avançando sobre a região Sul do país e trazendo chuvas a todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e também em São Paulo.

 

Além da metade sul do Brasil, as chuvas também deverão voltar a ocorrer em bons volumes sobre as áreas produtoras da Argentina e Paraguai. Com isso, as condições de déficit hídrico irão se normalizar e garantir a continuidade do plantio da soja na Argentina quanto ao desenvolvimento das lavouras do Paraguai e do Brasil.

 

Em toda a América do Sul, as condições se manterão bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras ao longo do mês de dezembro, sem que venham ocorrer perdas nos potenciais produtivos. Sem a presença de uma La Niña, propriamente dita, a tendência é que as condições se mantenham favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras também ao longo do mês de janeiro.

 

Apesar de todos os boatos de quebras no Sul do Brasil, como também na Argentina e no Paraguai, a perspectiva para esse ano agrícola/safra 2017-18 é de que a América do Sul venha a confirmar mais uma safra cheia, com algumas regiões atingindo novos patamares recordes de produtividade.

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora