Tempo firme beneficia lavouras no Sul do país

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma frente fria avança pelo litoral do Espírito Santo e com isso, a quinta feira será de tempo fechado e com chuvas regulares em grande parte das regiões produtoras de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, metade norte de Goiás e do Mato Grosso e em, praticamente todo o Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Pará. Com isso, as condições se manterão bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras e, sobretudo, essas chuvas mais generalizadas irão possibilitar uma elevação dos níveis de umidade do solo, já que há locais que estão a mais de 15 dias sem receber uma só gota de chuva, principalmente nas regiões oeste da Bahia e sul do Piauí. A previsão é que esse tempo fechado e chuvoso se mantenha também para essa sexta e sábado. Com isso, as condições se manterão extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

Em contrapartida, toda a metade sul do país terá uma quinta-feira de tempo aberto e sem previsões de chuvas generalizadas, apenas poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas, típicas de verão, ou seja, de final de tarde, já que ainda há muita umidade na atmosfera. Entretanto, essas eventuais pancadas de chuva deverão ocorrer sobre os estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

 

No Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o tempo se manterá aberto e sem previsões para chuvas entre hoje e amanhã. O tempo mais firme irá possibilitar a retomada das atividades de campo, bem como um melhor desenvolvimento das lavouras, uma vez que as taxas de radiação solar/taxas fotossintéticas irão se elevar. O grande problema continuará sendo sobre a metade sul do Rio Grande do Sul que não vem recebendo chuvas tão regulares nessas últimas semanas, como o restante da região Sul.

 

Segundo o modelo americano GFS, há previsões de eventuais pancadas de chuvas sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre a tarde de sábado e domingo. O modelo europeu ECMWF já prevê chuvas mais generalizadas sobre todo o estado ao longo do final de semana. Entretanto, ambos os modelos preveem chuvas de baixa intensidade.

 

Tendência para a próxima semana

Ambos os modelos estão prevendo que a próxima semana será marcada novamente por chuvas mais regulares sobre todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-oeste, incluindo Rondônia, Tocantins, Maranhão e Pará.

 

Nas regiões oeste da Bahia e sul do Piauí, a semana que vem será novamente marcada por pancada de chuvas.

 

O modelo CFSv2, na qual é utilizado por grande parte das empresas de meteorologia e canais de TV especializados no setor agro já não preveem chuvas para o Sul do Brasil no final de semana.

 

 

Veja também: Chuva nas áreas produtoras do Brasil

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora