Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Exportações do agronegócio têm alta no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (19) pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, revelou que o mês de janeiro foi marcado pela alta nas exportações do agronegócio gaúcho. No total, foram US$ 796 milhões, o que representa aumento de 15,4% com relação ao mesmo período do ano passado. Em volume, foram embarcadas mais de 1,2 milhão de toneladas de produtos oriundos do meio rural. O setor foi responsável por 62% do total comercializado pelo estado.

 

Os números são resultado do bom desempenho da soja em grãos que, com crescimento de 46,5%, garantiu 9% a mais em vendas do complexo soja. Os cereais (7,9%), puxado pelo arroz (68,1%), e fumo (167,8%) também colaboraram para o resultado. A carne bovina atingiu um crescimento de 70,7% no valor exportado, apesar da queda de 6,4% no grupo carnes.

 

Em comparação com dezembro de 2017, o resultado também foi positivo, e chegou a 10,1% no valor e 42% no volume exportado. O resultado está diretamente relacionado ao resultado do complexo soja (26,6%), cereais (363,9%) e produtos florestais (18,4%). Apesar do crescimento de 32% na venda de carne bovina, o grupo carnes teve queda de 4,9%, influenciado por carne de frango (-7,4%) e carne suína (-15%).

 

A China mantém o posto de principal destino dos produtos do agronegócio gaúcho, com 32,6% de participação no valor exportado. Em segundo lugar aparece os Estados Unidos, com 7% das vendas.

 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre Clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias