Chuva atrapalha colheita da soja

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As chuvas não tem dado trégua em grande parte da Região Central do Brasil, como Goiás, grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Região Sudeste também vem registrando bons volumes de chuva devido ao corredor de umidade que atua da Região Central até a Região Sudeste. Essa situação vem atrapalhando a colheita de soja e atrasando o posterior plantio da safrinha. 

 

Até quarta feira (28/02), a previsão é que esse corredor de umidade continue atuando e causando pancadas de chuva principalmente no final da tarde. A partir desta data as chuvas irão se espalhar por todo o Brasil de forma mais irregular e esparsa, oferecendo uma boa janela para colheita.

No Maranhão Tocantins, Piauí e nordeste do Pará, as chuvas vem atuando com grandes grandes acumulados devido a um escoamento difluente em altos níveis da atmosfera. Para os próximos dias a tendencia é que as chuvas diminuam nesta região e aumente na Bahia, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Por Vitor Hassan – meteorologista

 

Para maiores detalhes, assista ao vídeo abaixo.:

 

 

 

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora