Safra de verão pode chegar a 30,2 milhões de toneladas no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Um levantamento divulgado nesta terça-feira pela Emater/RS durante a Expodireto Cotrijal revelou que houve redução no total da área cultivada e na produção referente a algumas culturas no Rio Grande do Sul. Apesar disso, a safra de verão 2017/18 deverá alcançar produção de 30,2 milhões de toneladas, o que causará impacto econômico de mais de R$27 bilhões. Com a confirmação desses números, esta será a segunda maior sagra de verão do estado.

 

Culturas

De acordo com o relatório, o cultivo do arroz sofreu redução de 0,8% na expectativa da área total e da produção no estado, que se refere a uma área de 1,09 milhões de hectares e uma produção de 8,4 milhões de toneladas.

 

O cenário para o feijão primeira safra apontou algumas diferenças. Mesmo com uma redução de 3,2% na área total (área atual de 42,3 mil hectares), a expectativa de produção aumentou 16,3% (expectativa atual 68,3 mil toneladas), enquanto a de produtividade ficou superior a 20% (1,6 mil kg/ha). Já o milho grão apresentou redução de 3% para a área total plantada no estado (721,6 mil hectares área atual), mas a expectativa de produção e de produtividade permanece com saldo positivo. A produção de milho grão subiu 0,11% (expectativa atual de 4,6 milhões de toneladas) e a produtividade aumentou 1,45% (6,3 mil kg/ha).

 

A cultura da soja apresentou um saldo positivo em todos os aspectos. A área total plantada no estado subiu 0,13% em uma área atual de 5,7 milhões de hectares. A produção aumentou em 2,19%, o que gerou expectativa atual de 17,1 milhões de toneladas. A produtividade também teve um crescimento em comparação à estimativa inicial. Com 2,04% de aumento, a expectativa de produtividade média para o estado é de 2,9 mil kg/ha.

 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora