AGROCLIMA

Chuva beneficia lavouras em grande parte do BR

08/03/2018 às 14:37
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista

Oferecimento

Áreas de instabilidade estão ativas sobre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, e sobre as regiões produtoras do Pará, norte de Goiás e norte de Minas. A previsão é de tempo fechado e chuva ao longo de todo o dia nessas localidades, o que irá atrapalhar e muito os trabalhos de colheita e posteriores plantios. Por outro lado, as chuvas mantêm os solos com bons níveis de umidade, o que favorece o desenvolvimento das lavouras que ainda estão em fase de desenvolvimento.

 

A tendência é que esse tempo fechado e chuvoso se mantenha inalterado ao longo dos próximos três dias, uma vez que os corredores de umidade estão posicionados sobre essa parte do país.

 

Já em grande parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul do Brasil, Argentina e Paraguai, a quinta-feira será de tempo aberto e chuvas apenas na forma de pancadas bem isoladas. Por um lado, isso deve manter as condições favoráveis à realização da colheita e do plantio, mas por outro lado gera certa preocupação, uma vez que há locais que estão há mais de sete dias sem receber uma só gota de chuva. A boa noticia é que, a partir deste final e semana, o tempo começa a mudar em toda metade sul do continente.

 

O avanço de uma frente fria pela Argentina irá deixar o tempo mais instável e com possibilidade de chuvas mais generalizadas no Sul do Brasil ao longo da semana que vem. As regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul devem ter elevação da umidade do solo, o que vai garantir melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, principalmente de segunda safra. Porém, como não serão chuvas de longa duração, não haverá prejuízos à realização da colheita, apenas ocorrerão paralisações momentâneas.

 

Argentina

Na Argentina, por sua vez, as chuvas que estão sendo previstas irão elevar consideravelmente os níveis de água no solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de soja e milho. Porém, é fato que mesmo com o retorno das chuvas, as perdas de produtividade são irreversíveis em muitas lavouras. No entanto, vale lembrar que muitas delas ainda estão em fase de desenvolvimento vegetativo e, com isso, muitas delas poderão se recuperar e garantir bons índices de produtividade.

 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    16/09
  • Cheia
    24/09
  • Minguante
    02/09
  • Nova
    09/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03