De acordo com o 6º Levantamento da Safra de Grãos 2017/18, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção estimada da safra de grãos deverá ter um aumento de 466,3 mil toneladas em relação ao levantamento realizado no mês passado, e pode chegar a 226 milhões de toneladas. Em fevereiro, o número estimado era de 225,6 milhões de toneladas.
O aumento é resultado do avanço da colheita de soja, principal cultura do país, que tem confirmado boas produtividades. Mesmo assim, a safra atual deverá ser menor do que a de 2016/2017 em termos de produção. O estudo indica que o recuo agora é de 4,9%. Apesar disso, o país ainda deverá colher a segunda maior safra de todos os tempos.
Além da soja, outro produto que merece destaque é o milho. No caso da soja, a produção está estimada em 113 milhões de toneladas, enquanto o milho deverá chegar a 87,3 milhões. Essa quantidade está distribuída entre a primeira (25,1 milhões de toneladas) e segunda safra (62,2 milhões de toneladas).
Há destaque também para o aumento da produção de algodão em pluma, que agora é estimada em 1,9 milhão de toneladas, representando um aumento de 21,3% em relação à safra passada.
Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo
Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:
Análise de volume de chuva para a área produtora