Chuva favorece desenvolvimento do algodão 2° safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria causou chuva generalizada pela Região Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, além da Argentina e Uruguai. Devido a isso, os níveis de umidade do solo estão mais altos. As chuvas serviram para estancar as perdas que vinham sendo contabilizadas até o momento, principalmente na Argentina, que irão se estabilizar, não havendo indicativos de novas perdas de produtividade.

 

Nesta segunda (19) e terça-feira (20), estão previstas pancadas de chuva. A tendência é que as condições meteorológicas melhorem substancialmente o desenvolvimento das lavouras, sem trazer prejuízos para os produtores que estão em pleno processo de colheita.

 

Veja o quanto já foi acumulado de chuva nos últimos sete dias e a quantidade de água disponível no solo nesta segunda-feira (19):

 

chuva

 

agua

 

Próxima quinzena

 

Nos próximos 15 dias, são esperadas chuvas mais frequentes sobre toda a Região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, na qual vem sendo bastante beneficiado por chuva quase que diária em suas lavouras. Em São Paulo e sul de Minas Gerais, a chuva cai de forma irregular, mas que auxilia no nível de umidade do solo e favorece a realização dos trabalhos de campo.

 

Para toda região do cerrado brasileiro, que inclui Rondônia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a tendência é que a chuva continue a ocorrer durante as próximas duas semanas, na forma de pancadas quase que diárias, hora mais generalizada, hora bastante irregular. Tal condição meteorológica permitirá plenas condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho, algodão, feijão e a realização dos tratos culturais.

 

Até meados de abril, as condições serão bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, em praticamente, todo o Brasil, o que diminui as chances de perdas nos potenciais produtivos de todas as culturas cultivadas no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

 

Veja no mapa abaixo, a previsão de chuva acumulada para os próximos cinco dias:

 

agroclima

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora