AGROCLIMA

Falta de chuva pode comprometer potencial produtivo do milho

10/04/2018 às 11:17
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista
Atualizado 10/04/2018 às 12:08

Oferecimento

Nesta terça-feira (10), ainda é possível observar muitas áreas de instabilidade sobre o centro-norte do país. No norte do Mato Grosso, de Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, Maranhão e Piauí, o dia será marcado por chuva, que irá atrapalhar o pleno andamento da soja. Em algumas propriedades já há relatos de perdas por conta do excesso de dias chuvosos. Ainda assim, o solo mantém bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra.

 

satelite 1004

 

Nas demais regiões do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, a terça-feira (10) é de tempo aberto e sem previsão para chuva. Ainda é cedo para afirmar que o desenvolvimento das lavouras será afetado por conta do pequeno período de tempo firme. No entanto, já há produtores preocupados, uma vez que ainda há muitas plantações de milho em fase inicial de desenvolvimento e com isso, é necessária mais chuva ao longo dos próximos 15 a 20 dias. Infelizmente, isso é algo que dificilmente venha a ocorrer, na frequência e volumes necessários, podendo levar ao comprometimento do potencial produtivo das plantas.

 

No centro-norte do país, a tendência é que ao longo dessa semana o tempo abra aos poucos e a chuva, que até o momento está ininterrupta, comece a ficar irregular, o que favorecerá a realização das colheitas. Na Região Sul, a chuva prevista até o final da semana pode atrapalhar em parte os trabalhos de colheita, mas para aqueles que tem áreas com milho de 2ª safra, a chuva será bastante benéfica.

 

Lavouras na 2ª quinzena

 

A tendência é que ao longo dessa 2ª quinzena de abril as chuvas fiquem mais concentradas sobre a Região Sul do Brasil, do que sobre as regiões do cerrado. Somente o norte do Nordeste e do Norte é que continuarão recebendo bons volumes de chuva, o que é normal para essa época do ano. O problema não está no clima, mas sim, no plantio tardio das lavouras de 2ª safra.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    16/10
  • Cheia
    24/10
  • Minguante
    02/10
  • Nova
    09/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06