Condições são favoráveis ao trabalho de colheita da cana

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

 

Áreas de instabilidade começam a perder força sobre grande parte da região central do Brasil. A quinta-feira (19) segue com tempo firme e sem a ocorrência de chuva nestas áreas. As pancadas de chuva generalizada devem ocorrer apenas sobre o extremo oeste do país, em faixas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e na faixa norte das regiões Nordeste e Norte.

 

O tempo mais firme ajuda a manter as condições favoráveis à realização dos tratos culturais e, principalmente, da colheita da soja, milho e cana-de-açúcar. No entanto, deixa produtores de milho safrinha apreensivos, uma vez que há microrregiões que apresentam níveis baixos de umidade do solo, como é o caso no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

 

 

19-04

 

Na Região Sudeste, o dia é de tempo aberto, mas a partir de amanhã uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, levando chuva para diversas localidades do estado e muita nebulosidade para as outras áreas.

 

Tendência para as lavouras

               

Ao longo da semana que vem, haverá o retorno da chuva sobre grande parte das regiões produtoras de milho, elevando os níveis de umidade solo e mesmo que parcialmente, irá beneficiar o desenvolvimento das lavouras. A chuva não será generalizada e nem em altos volumes, mas vai ser o suficiente para dar uma mínima condição ao desenvolvimento das lavouras.

 

No caso da cana-de-açúcar, a precipitação deve atrapalhar a realização da colheita, mas estará sendo muito mais benéfica do que prejudicial, uma vez que ajuda no desenvolvimento dos canaviais que ainda estão em plena fase de desenvolvimento e maturação.

 

É previsto que a chuva continue na primeira semana de maio e, caso isso venha realmente ocorrer, as perspectivas de produção para o milho safrinha poderá nos surpreender positivamente esse ano, mais uma vez. Por isso, será muito importante monitorar os sistemas para ver se eles terão intensidade e amplitude para provocar tais condições meteorológica.

 

Algumas poucas áreas do Sul e Sudeste irão contar com pancadas de chuva, entre sexta (20) e segunda (23), o que beneficia o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, em especial o milho. Já com o retorno da chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os trabalhos de colheita poderão ser prejudicados, mas nada que venha trazer prejuízos aos produtores, apenas ocorrerão paralizações momentâneas. Ou seja, tudo está caminhando para mais um ano em que o clima deverá beneficiar a produção nacional.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora