Produção final de grãos será prejudicada

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Texto escrito por Marco Antônio – Agrometeorologista

 

Nesta sexta-feira (11), o avanço de uma frente fria pela região oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, causa chuva em diversas localidades dos estados, não tendo força para causar chuva generalizada. No Paraguai, a chuva de maior volume ocorreu ontem e segue em menor quantidade hoje. Os volumes previstos não serão altos, mas já serão suficientes para interromper a seca que já dura mais de 40 dias em muitos municípios.

 

A condição será favorável para abrir espaço para entrada de uma nova frente fria do início da próxima semana consiga avançar ainda mais pelo interior do país e assim, levar chuva a praticamente todas as regiões produtoras do centro-sul, bem como a diversas localidades das regiões Norte e Nordeste.

 

2ª quinzena

 

A segunda quinzena de maio deverá ser marcada por chuvas um pouco mais generalizadas e com volumes razoáveis em boa parte da região centro-sul. Mas mesmo com o retorno da chuva na semana que vem, as perdas já contabilizadas em lavouras de milho, feijão e cana-de-açúcar deverão ser irreversíveis em muitas propriedades, afetando consideravelmente a produção final de grãos no Brasil.

 

Mesmo com a previsão de instabilidade para as próximas semanas em grande parte da centro-sul, os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar e do café, que já se iniciaram, deverão sofrer apenas paralisações momentâneas, sem que traga prejuízos as lavouras. 

 

Geada nas lavouras

 

Segundo os modelos de previsão, por enquanto não há indicativo de condições para geada ampla e danosa para agricultura no centro-sul do Brasil. Após a passagem da frente fria na Região Sul, uma massa de ar polar avança, mas ainda não terá força para causar geada forte e generalizada. As mínimas deverão ficar mais baixas do que está sendo esperado para o fim de semana do dia das mães, havendo uma possibilidade de geada para algumas áreas no sul e na região serrana do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina. No entanto, se a geada ocorrer não será ampla e não vai causar danos severo as plantas. A possibilidade de geada ainda que fraca, é prevista para o dia 17 de maio.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora