Irrigação inteligente eleva o potencial produtivo das lavouras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A irrigação é um processo fundamental para as lavouras, principalmente, em épocas de estiagem, quando o tempo fica seco e o solo começa a perder a umidade. Há vezes que por mais que chova, por não apresentar distribuição generalizada, muitos produtores são prejudicados e optam pelo método da irrigação. No entanto, nos dias de hoje, também é necessário pensar na economia da água.

 

Por sorte, a tecnologia avança cada dia mais nos proporcionando novas soluções, como é o caso da irrigação inteligente. Seu sistema permite diversas vantagens ao produtor, além de ser econômico, ele é capaz de aumentar a produtividade da plantação, já que garante a nutrição adequada para as plantas.

 

Vantagens para as áreas produtoras

 

A técnica da irrigação inteligente tem origem israelense, em que leva água e nutrientes diretamente para a raiz das plantas, por meio de tubos de gotejamento subterrâneo. Sua economia é garantida, já que segundo produtores adeptos do sistema, as plantações consomem apenas cerca de 5% da água disponível na fazenda.

 

Outra vantagem é a grande adaptação com os diferentes tipos de solo, permitindo que produtores de diversas regiões possam ser beneficiados. Assim, não importa qual seja o tempo, seja com chuva ou não, o solo tem a garantia de sempre estar uniformemente úmido e com oxigênio.

 

Colaborou neste texto a estagiaria Aline Oliveira. 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora