Algodão tem desenvolvimento favorecido pelo tempo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quarta-feira (30), o tempo é marcado pelo tempo seco e sem previsão de chuva em praticamente todo o território nacional, com exceção ainda do extremo norte da Região Norte e algumas áreas do litoral nordestino. Na área central do país, não se pode descartar a possibilidade de que ocorra eventuais pancadas de chuva isoladas.

 

O tempo seco tem favorecido a realização dos trabalhos de colheita, apesar de que muitos produtores ainda estão paralisados pela falta de combustíveis em suas máquinas. O mesmo acontece com o milho e algodão, cujo tempo seco vem favorecendo o desenvolvimento das lavouras, mas devido à falta de combustíveis, os tratos culturais se encontram paralisados.

 

No entanto, uma frente fria que avança da Argentina para o sul do Uruguai, chega a partir da tarde de hoje no Rio Grande do Sul. Com isso, o tempo fica instável e com previsão de chuva generalizada ao longo de quinta (31) e sexta-feira (01). O sistema avançará também sobre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, e do Mato Grosso do Sul, em que ao longo do final de semana terá tempo instável, com chance de chuva.

 

Em Goiás e Mato Grosso, há possibilidade de pancadas de chuvas bem isoladas, não afetando as lavouras, principalmente a de algodão. Já para as lavouras de milho, a chuva será benéfica, pois irá permitir boas condições ao desenvolvimento das plantas. O mesmo para os canaviais e para a cultura do café.

 

Tendência de frio para próxima semana

 

Após a passagem dessa frente fria, uma nova massa de ar polar começa a avançar pelo centro-sul do país, influenciando um novo declínio das temperaturas. No entanto, não há riscos de qualquer dano às lavouras. As temperaturas mínimas apenas devem sofrer um ligeiro decréscimo, mas nada muito anormal para essa época do ano.

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora