Soja tem bons resultados em sua produtividade

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produtividade de soja na Bahia, foi notável. De acordo com Ana Luiza Lodi, analista da INTL FCStone, o estado teve um leve aumento no número de produção, sendo estimado que nesta safra tenha um novo aumento de 117.14 milhões de toneladas. Com isso, o país alcançou como rendimento médio 3,35 toneladas por hectare, número próximo do anterior de 3,36 toneladas por hectare.

Já o milho, seguindo as expectativas de uma colheita 10% menor, a estimativa atual de produção é de 78,4 milhões de toneladas, ainda segundo a INTL FCStone. Parte do motivo da redução é devido as perdas que afetaram as lavouras de milho safrinha. A segunda safra teve estimativa em torno de 55.3 milhões de toneladas, sendo 17,8% menor do que a safrinha 2016/17. O clima seco enfrentado no país a partir de abril, foi responsável pelas quebras e a diminuição do rendimento do milho.

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, a La Niña, mesmo fraca, foi a responsável pelas altas produtividades da soja. Já a lavoura de milho safrinha, nas áreas produtoras do Nordeste, estão sempre em constante risco, já que ao longo dos meses de outono é normal a falta de chuva, com exceções como em 2017, quando choveu bem nos meses de abril e maio.

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora