Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva pode afetar a colheita do milho

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Texto por Ludmila B. Camparotto

 

Após dias com temperaturas baixas em todo o centro-sul, a semana inicia-se com tempo aberto e seco em grande parte do país. As temperaturas se elevam gradativamente ao longo da semana. São esperadas chuva apenas no extremo norte das regiões Norte, Nordeste, incluindo o litoral. Não há previsões de que ocorra chuva sobre as regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e cerrado mineiro, podendo ocorrer apenas eventuais pancadas isoladas e de baixa intensidade.

 

Com essas condições produtores poderão realizar os trabalhos no campo, colheita e plantio sem maiores problemas. Ressalta-se que produtores do Mato Grosso devem ficar atentos aos períodos de temperaturas um pouco mais elevadas, para aplicações de desfolhantes no algodão, uma vez que, ao longo das próximas semanas deverão ocorrer novos picos de temperaturas baixas.

 

Já para a Região Sudeste ainda poderão ocorrer, entre segunda (18) e terça-feira (19), chuva pontual e de fraca intensidade nas áreas produtoras situadas entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e no Espírito Santo. A chuva não irá atrapalhar o andamento dos trabalhos no campo, incluindo a colheita, já que devem ser de curta duração e baixa intensidade.

 

No Sul do Brasil, apesar das temperaturas baixas registradas nos últimos dias, não houve relatos de danos às lavouras provocadas por geadas. Ao longo dos próximos dias, o tempo deve permanecer aberto e sem previsão de chuva. No entanto, o avanço de uma nova frente fria pela região entre quarta (20) e quinta-feira (21) deixa o tempo instável e com possibilidade para pancadas de chuva na faixa sul do Rio Grande do Sul.

 

Tendência nas áreas produtoras

 

A partir do próximo final de semana, a frente fria deve avançar pelo estado levando chuva também às regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Poderão ocorrer algumas chuvas também em São Paulo e sul de Minas Gerais no início da próxima semana. De maneira geral, a chuva tem auxiliado na elevação dos níveis de umidade do solo favorecendo o desenvolvimento inicial das lavouras de inverno na região.

 

Com o tempo mais aberto previsto para os próximos dias, produtores poderão realizar os tratos culturais sem maiores problemas. Ressalta-se, no entanto, que a chuva prevista para o Paraná e Mato Grosso do Sul no final da semana poderão atrapalhar o avanço da colheita do milho, que já está sendo iniciada em algumas regiões. Após a passagem dessa frente fria, uma nova massa de ar polar avança sobre o centro-sul provocando, novamente, o declínio das temperaturas. Ao longo dos próximos dias não há riscos para ocorrência de geadas nas áreas de lavouras.

Agrotalk: a nova plataforma sobre Clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias