Cientistas planejam plantações em Marte

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Um novo experimento está sendo feito no Centro Espacial Alemão (DLR) na Antártida. Trata-se de um projeto que pretende cultivar verduras em Marte e na lua. Na última segunda-feira (25), foi anunciado que foram colhidos vegetais, que estavam plantadas na estufa EDEN ISS, localizada em uma região desfavorável para a agricultura.

 

A estufa possui um sistema complemente fechado, que reaproveita a água não absorvida pelas plantas. Segundo Paul Zabel, cientista do DLR, apesar do processo ser trabalhoso, o resultado é significativo. Seu trabalho consiste em semear, cuidar, colher as plantas, cuidar dos sistemas técnicos e realizar cerca de 40 experimentos e procedimentos de validação.

 

Por ser localizado em um ambiente com condições climáticas totalmente contrárias a plantação de alimentos, com -45°C a noite, os pesquisadores precisam investir mais tempo e recursos nos projetos para cultivo de alimentos fora do planeta, apostando em ambientes maiores e no sistema de estufa vertical.

 

Forma plantados frutas, legumes e verduras e já colhidos 35 kg de pepino, 39 kg de alface, 17 kg de tomate, 7 kg de couve-rábano e 4 kg de rabanete. Os produtos foram usados na alimentação dos dez cientistas da estação de pesquisa Estação Neumayer II, que é operada pelo Instituto Alemão Alfred Wegener e vizinha do experimento. 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora