Lavouras de inverno garantem boas condições de desenvolvimento

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Texto por Ludmila Camparotto.

 

Nesta quarta-feira (04), entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e centro-sul de Santa Catarina é previsto chuva, que podem ser fortes. As precipitações irão continuar auxiliando na manutenção dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno. Já no Paraná, o tempo segue firme e quente, principalmente na região norte do estado.

 

No Sudeste, é previsto chuva na faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além disso, a temperatura cai em algumas áreas, principalmente nas regiões serranas. Já no interior, a umidade do ar sobe um pouco, mas apesar do aumento da nebulosidade, não há previsão para chuva. Para o Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o tempo continuará aberto e sem expectativa de chuva até o final da semana. Assim, as condições para os trabalhos no campo, principalmente as colheitas, poderão avançar sem maiores problemas.

 

Nova frente fria se aproxima no fim de semana

 

O final de semana contará com o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do país. Com isso, novas áreas de instabilidades irão se formar nos três estados da região. A chuva deve avançar também para o sul e leste de São Paulo e de Minas Gerais, entre terça (10) e quarta (11). Caso a instabilidade se confirme, não deve atrapalhar os trabalhos no campo, uma vez que será de curta duração e de baixa intensidade.

 

No entanto a chuva irá contribuir, mesmo que parcialmente, para a elevação dos índices de umidade do solo. Não são descartadas também, na próxima semana, a possibilidade de ocorrência de eventuais pancadas isoladas e de baixa intensidade, em algumas regiões do Mato Grosso) e Mato Grosso do Sul.

 

Em relação às temperaturas, após a passagem dessa frente fria entre o final de semana e início da próxima, uma massa de ar polar deverá avançar no Sul e causar queda da temperatura na região, bem como em algumas áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul, alguns municípios poderão registrar temperaturas abaixo dos 5ºC. Há riscos, por enquanto, de geadas de fraca intensidade, na região mais ao sul do estado.

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora