Tempo nublado pode prejudicar o trigo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

 

Nesta quarta-feira (25), a presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina deixa o tempo instável e com previsão de chuva a qualquer hora do dia, em grande parte dos dois estados. No sul do Paraná, há previsão para que ocorra algumas pancadas de chuva, mas em menores volumes do que os outros estados da Região Sul.

 

Na sexta-feira (27), o sistema começa a perder forças e com isso, o tempo volta a se firmar em grande parte do país. O litoral baiano e o extremo norte da Região Norte, continuam com chuva nos próximos dias. As temperaturas máximas seguem elevadas para essa época do ano, enquanto as mínimas ficam dentro da média. Não há riscos para ocorrências de geadas nos próximos 10 dias.

 

Condições nas áreas produtoras

 

A chuva mais constante no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, já começam a afetar lavouras de trigo. Por conta do templo nublado na maior parte do dia, as taxas de luminosidade são baixas, afetando a taxa fotossintética. Com isso há redução no potencial produtivo das plantas.

 

Por outro lado, no norte e noroeste do Paraná e sul de São Paulo as perdas estão sendo pela ausência de chuvas a mais de 30 dias. Somente no final da próxima semana é previsto chuva nessas localidades. No entanto, como serão chuvas de baixa intensidade e de curta duração, as condições se manterão desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras de trigo, em que as perdas já são irreversíveis.

 

Nas demais regiões do Brasil, o tempo seco continuará beneficiando a realização da colheita do milho, algodão e demais culturas de 2ª safra, bem como as colheitas do café e da cana-de-açúcar. Não é previsto para esta semana e semana que vem, nada que possa atrapalhar ou mesmo inviabilizar tal atividade.

 

Lavouras nos Estados Unidos

 

Nos Estados Unidos, a situação está boa e continuará assim ao longo de toda a safra, mantendo estimativas recordes de produção para a soja e bons índices de produtividade para o milho. Somente o algodão continua apresentando perdas bastante significativas, uma vez que não vem ocorrendo chuva nas principais regiões produtoras dos Estados Unidos.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora