Umidade do solo beneficia as lavouras de inverno

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

*Texto pelo Agrometeorologista Marco Antônio Santos

 

Uma frente fria encontra-se entre o Paraná e Santa Catarina nesta quarta-feira (22). Com isso, o tempo se mantém instável e com registro de chuva em ambos os locais. Além disso, há registros de chuva também no sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Entretanto, esse sistema irá perder força ao longo do dia e assim, na quinta-feira (23) apenas deve ocorrer algumas pancadas de chuva irregular sobre o Paraná, Mato Grosso, sudoeste goiano e nordeste sul-mato-grossense.

 

No entanto um novo sistema avança pela Argentina ao longo desta semana e na sexta-feira (24) chega ao Rio Grande do Sul, em que irá deixar o tempo extremamente instável e com chuva generalizada. Ao longo do final de semana esse sistema avança por toda a Região Sul, boa parte da Sudeste e Centro-Oeste. Assim, todo o final de semana será marcado pelo tempo chuvoso e temperaturas mais amenas. Somente no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o tempo segue aberto e sem previsão de chuvas ao longo dos próximos dias.

 

Situação das lavouras

 

No Sul, a chuva atrapalhou o pleno andamento da colheita do milho, por outro lado, ajudou a manter o nível de umidade do solo, assim favoreceu o desenvolvimento das lavouras de inverno, o plantio do milho 1ª safra no Rio Grande do Sul e ajudou no desenvolvimento das lavouras de cobertura. Porém, no Mato Grosso, a chuva novamente vai afetar as lavouras de algodão, uma vez que há previsão de que as pancadas ocorram sobre as áreas que ainda não foram colhidas.

 

Em São Paulo, Minas Gerais e em Goiás, a instabilidade irá beneficiar o desenvolvimento do café, cana-de-açúcar, hortaliças e das lavouras de cobertura. Por outro lado, irá afetar o andamento da colheita da cana, café e do milho safrinha, mas nada que traga prejuízos as culturas, pelo contrário, só beneficiarão.

 

Apesar do dia amanhecer extremamente gelado no Rio Grande do Sul, com o registro de alguns pontos de geadas, não há relatos de perdas ou algum tipo de prejuízo nas lavouras gaúchas. As temperaturas irão se elevar gradativamente nos próximos dias, em que não há mais riscos para ocorrências de geadas durante esses próximos cinco dias.

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora