Inicio do plantio da soja é favorecido

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semana será marcada pelo tempo mais firme e previsão apenas de eventuais pancadas de chuva localizada sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Dificilmente haverá chuva generalizada no Brasil ao longo dos próximos sete dias. Por um lado, será muito bom para as culturas que ainda estão em plena fase de colheita, como é o caso do milho safrinha, café, cana-de-açúcar e o algodão. Os produtores não terão dificuldade para avançar com a colheita e em muitos casos, finaliza-la durante esta semana. No caso da cana, além de beneficiar a colheita, o tempo mais seco também favorece a concentração de ATR pela planta.

 

O tempo deve mudar radicalmente já no final desta semana, quando uma frente fria avança sobre o Sul do país e provoca chuva generalizada em grande parte do centro-sul ao longo da próxima semana. As precipitações previstas para os próximos dias irão elevar os níveis de umidade do solo e garantir boas condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno – como é caso do trigo – e principalmente, favorecer que alguns produtores já iniciem os plantios dos primeiros talhões de soja.

 

Vale salientar e deixar como alerta, que a chuva prevista não será sinônimo de que o regime de chuvas já irá se regularizar na parte central do país, pelo contrário. Serão apenas eventuais pancadas de chuva, que irão possibilitar que uma ou outra área possa ter uma condição mais favorável ao plantio, já que no mês de agosto muitas áreas apresentaram um armazenamento hídrico razoável.

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora