AGROCLIMA

Produtores devem intensificar atividades de preparo do solo

11/09/2018 às 11:24
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista

Oferecimento

Ao tratarmos da previsão do regime de chuva do mês de outubro, considerando todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste, constatamos que as precipitações devem ser muito irregulares. Portanto, não há perspectiva de que mesmo com a ocorrência de chuva sobre as áreas desejadas, essas possam se repetir num prazo curto de tempo. Todo cuidado será pouco no início de safra da soja. A partir do meio de outubro o regime de chuva já estará regularizado.

 

Antes da regularização das precipitações, todo o corredor de umidade continuará voltado apenas ao Sul do país, o que pode acarretar problemas aos produtores de arroz, que estão em plena atividade de plantio a partir desta semana. Assim, com o tempo mais seco os produtores terão que intensificar as atividades de preparo do solo e até mesmo de plantio, já que há previsão de chuva generalizada ao longo das próximas três semanas.

 

Com o retorno da chuva na semana que vem em São Paulo e partes de Minas Gerais, as atividades de colheita da cana-de-açúcar podem ser interrompidas. Porém, como não haverá períodos de invernadas, a tendência é que não ocorram prejuízos a concentração de ATR pela planta ao longo dos próximos 20 dias. Apesar que uma ou outra microrregião podem registrar diminuição na produtividade de ATR, já que registraram chuva nas últimas semanas, como é o caso do sul de São Paulo.

 

Mesmo com um regime de chuva ainda bastante irregular em todo o centro do país, a perspectiva é que seja melhor do que foi em setembro e outubro de 2017 para as culturas de verão e ligeiramente pior para a cultura da cana, já que outubro de 2017, foi bem mais seco e favorável a colheita. Por outro lado, com a possibilidade de eventuais pancadas de chuva, as condições estarão mais favoráveis ao desenvolvimento dos canaviais para a safra 2019.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    16/09
  • Cheia
    24/09
  • Minguante
    02/09
  • Nova
    09/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03