AGROCLIMA

Soja terá um bom plantio nas próximas semanas

12/09/2018 às 11:45
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista

Oferecimento

Nesta quarta-feira (12), uma massa de ar seco e quente ainda está sobre grande parte do Brasil. Com isso, o dia tem tempo aberto, sem previsão para chuva em, praticamente, todo o território nacional. Todos os trabalhos de campo, como colheita, preparo do solo e plantio podem ser intensificados, como é o caso das culturas do milho safrinha, algodão, café e cana-de-açúcar que estão em plena atividade de colheita. Já nas culturas da soja, arroz e milho 1ª safra, os produtores estão aproveitando o início desta semana de tempo firme para preparar o solo e até mesmo realizar o plantio.

 

Mudança para as áreas produtoras

 

Porém, a partir de amanhã (13) este padrão meteorológico começa a mudar, pois um sistema de baixa pressão avança sobre o Sul do Brasil e leva chuva a diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e sobre a metade sul de Minas Gerais.

 

As precipitações irão vir na forma de pancadas bem isoladas e de fraca intensidade, mas já serão um sinal de que ao longo dos próximos dias novas pancadas de chuva poderão ocorrer sobre o centro-sul do país. Desta forma, os níveis de água no solo serão elevados e as boas condições ao desenvolvimento das lavouras de trigo, garantido.

 

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer sobre as regiões produtoras da Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, em vários pontos do Mato Grosso e até de Goiás. É importante lembrar que a chuva mais generalizada irá ocorrer no começo da semana que vem sobre essas localidades. Mesmo com a previsão de chuva, ainda é muito cedo para iniciar o plantio da soja. No entanto, isto já é um sinal de que ao longo das próximas semanas haverá novas precipitações, que irão elevar os níveis de água no solo e garantir boas condições ao plantio nas próximas semanas.

 

Para a cultura do trigo, o retorno da chuva irá proporcionar melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. Mas no caso da cana-de-açúcar, a previsão de chuva mais generalizada para a semana que vem, irá atrapalhar o andamento da colheita, mas beneficiará as lavouras que já estão em fase de desenvolvimento. O mesmo ocorrerá com as lavouras de café. Como a atmosfera está extremamente quente e seca agora, o avanço de um sistema mais úmido e frio poderá resultar em tempestades, com ocorrências de queda e granizo e fortes rajadas de ventos.

 

Tendência de precipitações irregulares

 

Outro alerta é que mesmo com a ocorrência de chuva na semana que vem em grande parte do centro-sul, não significará que o regime de chuva já está totalmente regularizado. Pelo contrário, ainda há previsão de precipitações muito irregulares e até mesmo novos períodos de estiagem nas regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste. O problema continuará apenas para os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que devido ao retorno frequente da chuva, os trabalhos de campo serão totalmente inviabilizados.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    16/09
  • Cheia
    24/09
  • Minguante
    02/09
  • Nova
    09/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03