Chuva atrapalha colheita da cana de açúcar

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma frente fria avança sobre o Sudeste, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e as áreas de instabilidade deste sistema deixam o tempo instável e chuvoso não só no Paraná, mas também no Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

 

No centro-sul leste e oeste do Maranhão, Tocantins, oeste da Bahia as pancadas de chuva ocorrem de forma até o fim da semana e principalmente ao longo da próxima semana. Essas chuvas tanto no Sudeste quanto no Centro-Oeste estarão mantendo os solos com níveis bastante adequados de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de soja, onde o plantio esse ano vem ocorrendo de forma muito mais adiantada do que em anos anteriores e sobretudo, com uma das melhores plantabilidade da história.

 

A tendência é que esse padrão meteorológico se mantenha inalterado ao longo das próximas semana, permitindo assim, que as condições se mantenham favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, as acima de tudo, as boas perspectivas de produtividade para o setor.

 

O problema está sendo com a colheita da cana de açúcar, onde essas chuvas tem atrapalhado o pleno andamento da atividade, bem como afetado a concentração de ATR o que agrava a qualidade da planta e reduzindo a produção de açúcar.

 

E mesmo no MATOPIBA onde as chuvas estão mais irregulares a tendência é que o plantio continue avançando, porém, de forma mais “homeopática”, uma vez que ainda existem áreas com baixos volumes de água no solo e devido a falta de chuvas regulares, muitas já começam a apresentar níveis críticos de umidade para a continuidade do plantio. Contudo, como há previsão de chuvas para a semana que vem, a tendência é que ao longo dessa primeira quinzena de novembro, o plantio deslanche mais rapidamente em toda a região.

 

Planeje-se com o Agroclima PRO

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

 

Acerta na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/