AGROCLIMA

Aquecimento do Pacífico está se confirmando

09/11/2018 às 09:39
por Larissa Tamashiro

Oferecimento

O último boletim do centro americano de meteorologia e oceano (NOAA) indica probabilidade de 70% de ocorrência do fenômeno, que deve atuar pelo menos até o outono de 2019.

As primeiras chuvas de setembro e outubro permitiram o início do plantio em boa parte das principais áreas cultivadas com grandes culturas como arroz, soja e milho. No entanto a confirmação da ocorrência de El Niño que deverá ocorrer em janeiro é motivo de preocupação. Aos poucos se espera uma diminuição gradual dos volumes de precipitação nos estados do Centro Oeste e Matopiba. Por outro lado, para a região Sul e para o estado de São Paulo, podemos esperar uma continuidade das precipitações, sendo até mesmo abundantes nos estados do Sul.

Embora o estabelecimento inicial dos cultivos de soja e milho tenha sido favorecido no Centro Oeste e Sudeste, o problema da ocorrência de períodos de estiagem pode comprometer a floração da soja e o pendoamento do milho, neste caso para as regiões que conseguiram plantar precocemente. Ainda assim, como é esperado um El Niño da fraca magnitude não esperamos grandes prejuízos já que as estiagens não serão prolongadas a ponto de prejudicar seriamente a primeira safra.

O problema maior é esperado para a segunda safra, e aí as estiagens mesmo que fracas podem ter um papel importante. Isso porque as reservas de água, que estão em ótimas condições devido às chuvas volumosas da primavera, tendem a diminuir em termos de qualidade. Com o padrão de chuva irregular esperado para o verão, é esperado que algumas regiões como o Matopiba, norte do Mato Grosso e centro de Minas Gerais sofram com as estiagens pontuais que devem ocorrer a partir de dezembro.

Já para o Sul, a atenção deverá ser maior em relação ao manejo fitossanitário. Com o ambiente mais quente e úmido, o controle e prevenção contra a ferrugem asiática devem ser a tônica desta safra.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06