RS: 14% das lavouras de arroz estão em fase de floração

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, a colheita do feijão 1ª safra no Estado está em andamento, com o produto apresentando boa produtividade e qualidade dentro do campo. Muitas lavouras que estão em colheita têm seu produto destinado ao consumo da própria família, com a venda de excedente em feiras locais do produtor.

 

No Estado, em média, a cultura aproxima-se dos 30% da área de 41,5 mil hectares já colhidos. Outros 31% estão nas fases de enchimento de grãos ou maduros e por colher, 8% em floração e 32% em desenvolvimento vegetativo.Os dados são da EMATER/RS. 

 

Arroz

 

Com o plantio de arroz finalizado no Rio Grande do Sul, os produtores da Região Metropolitana seguem com os tratos culturais subsequentes à semeadura, assim como os relativos à fase de desenvolvimento vegetativo, controle de invasoras e pragas.

 

De modo geral, algumas lavouras iniciam a fase de enchimento de grãos, em aproximadamente 5% da área estimada para a safra atual em pouco mais de 1 milhão de hectares. Esse percentual situa-se próximo ao verificado na média das últimas cinco safras gaúchas de arroz, quando aproximadamente 3% das lavouras estavam nesta fase. Além disso, 14% das lavouras de arroz estão em floração e 81%, em desenvolvimento vegetativo.

 

Como fica o tempo nos próximos dias?

 

De acordo com a meteorologista Graziella Gonçalves, a primeira quinzena de janeiro vai terminar com bons volumes de chuva no Rio Grande do Sul. Veja abaixo o mapa de chuva acumulada até o dia 13/01:

 

chuvap1_su

 

Para a segunda quinzena, ainda há expectativa de pancadas de chuva para o Rio Grande do Sul sem grandes volumes, mas que mantem os níveis de umidade do solo. Nos últimos dias de janeiro e início de fevereiro, as pancadas serão mais irregulares sobre o estado.