AGROCLIMA

Umidade do solo aumenta nas áreas cafeeiras do ES

13/02/2019 às 11:10
por Angela Ruiz

Oferecimento

O Estado do Espírito Santo, segundo maior produtor de cafés no Brasil, deverá produzir um volume médio equivalente a 13,60 milhões de sacas em 2019, num intervalo estimado de 12,48 milhões a 14,73 milhões de sacas, numa área de produção estimada em 393,90 mil hectares.

 

Assim, o Espírito Santo deverá ter uma produtividade média de 34,54 sacas por hectare. Se confirmada estes números de produção o total corresponderá a 26% da safra dos Cafés do Brasil, a qual está estimada entre 50,48 milhões e 54,48 milhões de sacas, tendo como safra média o volume de 52,48 milhões de sacas de 60kg, numa área de produção de 1,84 milhão de hectares com produtividade média de 28,49 sacas por hectare.

 

Com essa performance, a produção do Estado do Espírito Santo será composta por 3,23 milhões de sacas de café arábica e 10,37 milhões de sacas de café conilon, o que permite apurar a safra média citada de 13,60 milhões de sacas.

 

A produção capixaba de café conilon corresponderá a 68% da safra média nacional dessa espécie, que está estimada em 15,34 milhões de sacas. E a produção de café arábica do Espírito Santo corresponderá a 9% da safra dessa espécie em nível nacional, estimada em 37,14 milhões de sacas.

 

Como fica o tempo em fevereiro nas regiões cafeeiras do ES

 

O mês de fevereiro tende a ser melhor que Janeiro em relação a chuva, analisa a meteorologista Graziella Gonçalves. 

 

As precipitações na Região Sudeste não serão completamente bem distribuídas, mas o suficiente para melhoras as condições do solo. Nesta segunda quinzena, em alguns dias pode ocorrer chuvas irregulares. 

 

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, os modelos estão indicando bons volumes de chuva para o sul capixaba e áreas mais ao noroeste que fazem divisa com Minas Gerais. A quantidade de chuva prevista pode passar dos 70 milímetros. Nas localidades que fazem divisa com a Bahia, o tempo fica mais seco. Veja no mapa abaixo:

 

chuvap1_se  

 

AgroclimaPRO

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/

   

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Cheia
    20/03
  • Minguante
    28/03
  • Nova
    06/03
  • Crescente
    14/03

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09