Produção dos Cafés do Brasil cresce 56% em volume

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção mundial de café para a safra 2018-2019 está estimada em aproximadamente 174 milhões de sacas, volume que representa um crescimento de 34% em relação às 130 milhões de sacas produzidas há uma década, na safra 2009-2010.

 

Nesse contexto, o maior país produtor mundial de café, que é o Brasil, em 2018, colheu 61,66 milhões de sacas, o que representa em torno de 35% da produção mundial. O Vietnã, segundo maior produtor, com 30,4 milhões de sacas, corresponde a 17,5% da produção mundial, e o terceiro – Colômbia -, que produziu 14,3 milhões de sacas, sua safra equivale a 8,2% da produção do planeta.

 

Nos últimos dez anos, a safra brasileira de café teve crescimento de 56% no volume produzido, passando de 39,5 milhões de sacas em 2009 para 61,66 milhões de sacas em 2018. Entretanto, nesse mesmo período, o Valor Bruto da Produção de café, que é calculado com base no volume produzido e nos preços médios recebidos pelos produtores, teve crescimento de apenas 34%, pois em 2009 a receita bruta foi de R$ 18,91 bilhões e em 2018 atingiu R$ 25,25 bilhões.

 

Dessa forma, com base nesses dados, especificamente dos Cafés do Brasil, constata-se que, a despeito do aumento do volume de café produzido nas últimas dez safras, não ocorreu aumento do faturamento bruto na mesma proporção, em virtude de quedas sucessivas na cotação dos preços médios recebidos pelos cafeicultores.

 

Fonte: Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento 

 

AgroclimPro

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/