AGROCLIMA

Estimativa de produção de soja é de 114,3 milhões de t

20/05/2019 às 08:27
por Redação

Oferecimento

As expectativas para a temporada 2018/19 mantêm a tendência de crescimento da área plantada, atingindo 1,9% de crescimento em relação à safra passada, correspondendo ao plantio de 35.802 mil hectares, segundo relatório da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento.

 

A soja é um produto com forte liquidez, que tem proporcionado um quadro de suporte dos preços no âmbito interno, reforçando a aposta anual dos produtores no incremento de área para esse produto. O produtor tem incrementado o uso de tecnologia a fim de aumentar a produtividade e, dessa forma, melhorar sua rentabilidade. Assim, a produtividade da soja saltou de 2.823 kg/ha na safra 2006/07, para 3.193 kg/ ha na safra 2018/19, um salto de 13,1%.

 

Nesta safra, a estimativa é de redução na produtividade, ocasionada por adversidades climáticas severas em importantes estados produtores, como Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná, quando comparada à excelente produtividade da safra passada. Ainda assim, as lavouras com espécies de ciclo médio e tardio foram menos impactadas por essas intempéries climáticas e, isso suavizou a previsão de diminuição do rendimento médio.

 

Neste levantamento, a estimativa é que a produção seja de 114,3 milhões de toneladas. Quando comparada à safra passada, que foi recorde, é inferior em 4,2%, ainda sendo a segunda maior safra de soja da série histórica da Conab.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email