Produtores de café avaliam impacto de geadas na produção

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Com as geadas registradas nos últimos dias em praticamente todas as regiões produtoras de café arábica, agentes consultados pelo Cepea agora dimensionam os possíveis impactos. Por enquanto, alguns colaboradores indicam que os prejuízos devem ser pequenos e que o clima prejudicou mais as lavouras do Paraná e algumas poucas áreas em São Paulo e Minas Gerais, mas em menor intensidade.

 

A maioria dos relatos de danos refere-se a cafezais localizados em baixadas. Quanto ao mercado, a previsão de baixas temperaturas e geadas já havia impulsionado as cotações externas e internas dos cafés arábica e robusta na semana passada, aumentando a liquidez. Porém, com o feriado de 4 de julho nos Estados Unidos e o recuo dos valores internacionais, o ritmo de negociação diminuiu no Brasil.

 

Como fica o tempo nos próximos dias

Uma grande massa de ar seco continua cobrindo a maioria das áreas do centro-sul do país nos próximos dias. Portanto, a previsão é de dias ensolarados nas principais áreas produtoras de café arábica do Brasil. Apesar do frio pela manhã, já não há expectativa de geada em áreas de MG, SP e PR, e inclusive a tendência é de elevação nas temperaturas.