Milho 2° safra está na reta final de colheita

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou na última segunda-feira (29/7) o relatório de acompanhamento da safra norte-americana de grãos 2019/2020.

 

Para o milho, até o dia 28/7, 58% das lavouras estavam em boa ou excelente condição, 30% em condições medianas e 12% em condições ruins ou muito ruins. Na comparação com o relatório da semana anterior, o percentual das lavouras que se encontram em condições excelentes foi revisado em um ponto percentual para cima. 

 

No caso da soja, 54% das lavouras estavam em boas ou excelentes condições até o final de julho, 33% em condições medianas e 13% em condições ruins ou muito ruins. A porcentagem somada das áreas em boas ou excelentes condições foi mantida, frente ao levantamento anterior. 

 

Enquanto isso no Brasil…

 

A colheita do milho segunda safra está na reta final nas áreas produtoras do país.

No Mato Grosso, o IMEA – Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária divulgou em seu último relatório que o estado já colheu 93,9% da sua área de produção.

 

Os trabalhos no campo estão adiantados este ano. Isso representa um avanço em relação à safra passada. Este ano boa parte do milho de Mato Grosso foi plantada dentro da janela ideal de plantio, graças às boas condições de tempo e clima, o que favoreceu a boa produtividade do grão e a colheita.

 

No Paraná, até o dia 29/07, 73% do milho segunda safra já havia sido colhida no estado, segundo informações do último relatório do Deral – Departamento de Economia Rural. Deste percentual, 73% estão em boas condições, 20% com condições médias e 7% ruins.  

 

Análise do meteorologista

 

O avanço de uma frente fria ocasionará mudanças no tempo no estado do Paraná, a partir desta sexta-feira. A massa de ar polar que acompanha a frente fria causará queda acentuada na temperatura, deixando grandes áreas do Paraná, com risco de geada neste fim de semana. Os produtores devem estar atentos.