Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Colheita do trigo no Paraná atinge 28% da área

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

A safra 2019 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 2,713 milhões da toneladas, 3% abaixo das 2,809 milhões de toneladas colhidas na temporada 2018, informa o DERAL - Departamento de Economia Rural, da Secretaria do estado e Agricultura e Abastecimento do Paraná.

 

A produtividade média é estimada em 2.849 quilos por hectare, 11% acima dos 2.567 quilos por hectare registrados na temporada 2018. A colheita do trigo no Paraná atinge 28% da área, estimada em 1,025 milhão de hectares, contra 1,102 milhão de hectares em 2018.

 

Segundo dados do último relatório do Dwral, emitido no dia 09 de setembro, as lavouras estão em boas condições (49%), condições médias (37%) e ruins (14%), divididas entre as fases de desenvolvimento vegetativo (11%), floração (10%), frutificação (21%) e maturação (58%).

 

Já a área destinada a cevada, encontra-se com boas condições (81%) e médias (19%). Na fase de desenvolvimento da cultura, 65% encontra-se em desenvolvimento vegetativo, 15% em floração, 19% em frutificação e 1% na fase de maturação.  

 

AgroclimaPro 

 

Você já está preparado para o início da primeira safra? É preciso começar já o planejamento para garantir o desenvolvimento sadio das lavouras, não é mesmo?

 

A Climatempo mantém a previsão de atraso no início da regularidade das chuvas, sendo esperadas precipitações dentro da frequência normal somente a partir do fim de outubro. Esse prognóstico traz a possibilidade de atrasos também no início da primeira safra, o que pode impactar toda a janela de cultivo, influenciando também na régua da segunda safra.

 

 

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias