AGROCLIMA

Aplicação da vinhaça localizada nos canaviais

21/10/2019 às 08:48
por Redação
Atualizado 21/10/2019 às 09:01

Oferecimento

Muitas usinas e grupos canavieiros estão aderindo ao manejo de aplicação de vinhaça localizada, o qual traz diversas vantagens quando comparado ao manejo convencional. A vinhaça é um resíduo da fabricação do etanol, rica em muitos nutrientes e de elevada importância na fertirrigação de cana-de-açúcar.

 

Entre outros benefícios, a aplicação localizada permite às unidades produtoras alcançarem canaviais mais distantes da indústria onde é produzida, com um controle maior da operação e otimização de recursos. Existem muitos trabalhos de aplicações que tem proporcionado ganhos acima das expectativas na cultura.

 

No mercado existe a disposição do agricultor uma tecnologia chamada Longevus Soca que traz benefícios diretos nas plantas e no solo, uma vez que o produto promove uma maior atividade fisiológica das plantas, bem como melhorias nos aspectos químico, físico e biológico do solo.

 

Análises químicas do solo mostram claramente uma maior disponibilidade de nutrientes para as plantas, às quais apresentam um aumento no desenvolvimento vegetativo em todo o ciclo fenológico, além de um sistema radicular robusto e profundo, o qual tem contribuição direta na descompactação do solo, aeração, infiltração de água e aumento da atividade biológica, informa a Fértilaqua.

 

Quanto ao fator biológico, as análises enzimáticas e de DNA do solo mostram uma maior atividade da microbiota, mostrando que Longevus atua no reequilíbrio dos grupamentos de microrganismos, que são fundamentais para uma relação solo-planta plena, possibilitando à cultura expressar seu potencial produtivo.

 

O incremento da biodiversidade promove diversos benefícios às plantas e ao sistema produtivo como um todo, lembrando que os microrganismos são responsáveis bela degradação de material orgânico, mineralização e disponibilização dos nutrientes. 

 

Quer saber mais sobre a chuva para o início do plantio? 

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/

 

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/12
  • Nova
    26/12
  • Crescente
    04/12
  • Cheia
    12/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06