A área plantada de milho 1ª safra 2019/2020 no Paraná é de 311 mil 710 hectares, ou seja, 92% do plantio concluído. Algumas áreas produtoras parananenses como Pitanga e Ivaipora já se encontram com 60% e 70% da área germinada, respectivamente.
Já, a área plantada da soja 2019/2020 é de 3 milhões 540 mil 655 hectares, cerca de 65% da área estimada. A maioria das áreas produtoras encontram-se em desenvolvimento vegetativo (57), de forma geral. Os dados são do DERAL- Departamento de Economia Rural do Estado com informações do último boletim divulgado no dia 29/10.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a chuva dos últimos dias tem colaborado com a umidade no campo o que facilita o trabalho dentro do campo, bem diferente da situação observada no início da temporada quando o tempo estava mais seco. Para os próximos dias, há previsão de mais chuva para o estado. O mapa abaixo mostra o acumulado de chuva. Observe que no sul do estado os volumes podem acumular até 50 milímetros.
Ainda de acordo com o órgão a safra prevista é de 19,8 milhões de toneladas de soja em 2019/20, próxima do recorde de 19,9 milhões de toneladas registrado em 2016/17.
A janela para a “safrinha” de milho, que pode registrar um aumento na área semeada e até mesmo atingir um recorde de produção na próxima colheita, de acordo com previsões do Deral.
Para que isso se concretize, é necessário um desenvolvimento melhor e uma tentativa de colheita antecipada para a soja, visando diminuir o risco de impacto por geadas no milho. O plantio da segunda safra de milho em geral ocorre no início de cada ano, após a colheita da soja.