AGROCLIMA

Produtor de arroz está preocupado com volume de chuva

05/11/2019 às 09:23
por Angela Ruiz

Oferecimento

Nesta terça-fira (05), o Sul do Brasil deve se preparar para mais chuva. Há grande risco de transtornos para a população. A atmosfera fica muito instável sobre o Sul do Brasil. Os produtores de arroz estão preocupados porque em algumas áreas o volume é tão alto que dificulta a finalização do plantio e alguns manejos. O excesso de chuva pode comprometer o início do plantio da soja que ainda não começou nas principais áreas agrícolas do Rio Grande do Sul. 

 

Hoje (05), toda a instabilidade ganha reforço de outra frente fria. Mais temporais são esperados para o centro-norte do Rio Grande do Sul, todo Santa Catarina e Paraná. Os volumes de chuva acumulados nesses dias serão altos, o excesso de chuva gera lixiviação dos adubos e com isso, os produtores deverão ficar atentos para repor os nutrientes nas lavouras. 

 

No Centro-Oeste, a semana é de atenção para temporais e chuva volumosa.  A partir da quarta-feira, 6 de novembro, áreas de instabilidade crescem sobre o Centro-Oeste. Na quarta, pode chover forte em todos os estados e no Distrito Federal. Na quinta, 7, e na sexta, 8, as áreas de instabilidade devem se concentrar em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. A irregularidade da chuva segue preocupando os sojicultores, em algumas localidades já está sendo necessário fazer o replantio da cultura. Com o plantio atrasado a segunda safra poderá ser prejudicada.

 

No Sudeste do Brasil, novembro começou com tempo instável e várias áreas da região receberam bons volumes trazendo umidade para o solo. A semana começa com tempo firme no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Já no litoral de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro o predomínio é de nuvens e chuva a qualquer momento. No decorrer da semana, a previsão é de tempo mais instável, cheio de nuvens e chuva a qualquer hora em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Há risco de chuva forte e volumosa. O tempo segue seco no centro-norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais.  De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea as vendas da banana nanica registraram a terceira desvalorização consecutiva. Esse cenário era esperado devido ao final do mês e também às altas temperaturas registradas na Grande São Paulo, que resultou no amadurecimento mais acelerado da fruta.

 

No Nordeste do Brasil, sol, a semana começa com calor e pancadas de chuva com raios a partir da tarde no Maranhão e no norte e oeste do Piauí. No litoral entre o Recôncavo Baiano e o Rio Grande do Norte o sol predomina e chove apenas de forma passageira. Tempo firme e ensolarado nas demais áreas. Ao decorrer da semana uma grande massa de ar seco ainda predominará na Região o que impede a ocorrência de chuva. No interior nordestino, os índices de umidade do ar ficam críticos à tarde, inferiores à 30%. Apenas o oeste da Bahia e sul do Maranhão e do Piauí podem ter chuva isolada. Em Pernambuco, a produção de frutas na região do Vale do São Francisco está prestes a registrar um recorde. Com destaque para o volume de uva e manga que estão com expectativa de grande produção neste ano.

 

Áreas produtoras da Argentina

 

Na Argentina ao longo desta semana as áreas produtoras em geral há condição para apenas alguma chuva isolada as temperaturas ficam amenas, variando entre 15 pela manhã e 28 à tarde. Não há expectativa de nenhuma condição severa de tempo. Na última semana as chuvas que atingiram a região agrícola do país permitiram o início para o plantio de soja 2019/20, mas chegaram tarde demais para reverter as perdas de rendimentos causadas pela seca em áreas semeadas com trigo.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/11
  • Nova
    26/11
  • Crescente
    04/11
  • Cheia
    12/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06