AGROCLIMA

Gestão eficiente eleva produtividade dos pequenos

06/11/2019 às 11:35
por Redação
Atualizado 06/11/2019 às 11:59

Oferecimento

Uma melhor gestão, pelos setores público e privado, tem sido uma das razões do aumento da produtividade dos pequenos negócios rurais no país. A afirmação foi do presidente do Sebrae, Carlos Melles, na abertura do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, que acontece em Brasília.

 

O evento, que contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, reuniu prefeitos, secretários da área, especialistas e produtores, para discutir a integração de políticas para o setor. O encontro, que é realizado com apoio do Sebrae, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), se estende até amanhã, (7).

 

Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae em 2018, 55% dos brasileiros, adquirem com frequência produtos diretamente dos pequenos produtores rurais, principalmente verduras e legumes. A qualidade é o atributo mais importante no processo de compra. “Com a experiência de gestão que o Sebrae tem, estamos conseguindo aumentar os índices de produtividade no campo. Temos sido uma ponte de apoio ao agronegócio, inclusive na transferência de tecnologia para o setor”, afirmou Carlos Melles, presidente do Sebrae. Melles ressaltou, entretanto, que é necessário avançar ainda mais.

 

Segundo a ministra Tereza Cristina, o país passa por uma nova fase, onde o agronegócio passa a ter um papel importante. “O trabalho maior é pelos pequenos produtores e o Sebrae é uma importante ferramenta nesse momento”, afirmou a ministra. “A ajuda dos municípios também é fundamental para tirarmos a agricultura da zona de pobreza e colocá-la na linha de produção”, acrescentou Tereza Cristina, ressaltando que os prefeitos devem formar consórcios para fortalecer as economias locais e fortalecer o setor do agronegócio. Ela também destacou o Selo Arte como um instrumento que vai beneficiar os empreendedores artesanais de queijos, embutidos, pescados e mel, que conquistaram o direito de vender seus produtos livremente em todo o país.       

 

O presidente da CNA, João Martins, afirmou que o agronegócio se transformou de um setor estagnado a uma área competitiva. “Hoje, o segmento é dinâmico com o avanço tecnológico e avança, mesmo em tempos de crise”, ressaltou Martins. Segundo o presidente da CNM, Glademir Arolde, o congresso é de grande interesse dos municípios, pois cerca de 3,5 mil deles têm na agricultura a sua principal economia. “Precisamos fortalecer as gestões locais para ficarmos mais próximos dos produtores rurais e das micro e pequenas empresas”, observou Arolde. 

 

O principal objetivo do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária é integrar as políticas públicas para o setor agropecuário e promover a sua difusão junto ao setor produtivo. Durante o evento, serão debatidos vários temas, desde financiamento e apoio técnico até logística e meio ambiente, além da realização de painéis setoriais e casos de sucesso. Para os pequenos negócios, o evento também é uma oportunidade de trocas de experiências para a melhoria da gestão e da eficiência.

 

Podcast Agro da Climatempo chegou! 

 

capa-playlist-spotify-agrotalk-3 (1)

 

 

O Agrotalk e o Podcast Agro da Climatempo. A cada episódio você fica por dentro de assuntos relacionados ao Agro brasileiro, entrevistas com especialistas do mercado e será abordado também o impacto do clima neste segmento tão importante para a economia do país. Não perca! Toda quarta-feira ao meio dia, um conteúdo novo.

 

Hoje vamos falar como o estado do Piauí destina seus imóveis rurais à preservação ambiental. Acesse as plataformas Deezer, Spotify, Youtube, Encor, Podcast Connect da Apple ou entre neste link agora : https://anchor.fm/agrotalk 

 

 

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/12
  • Nova
    26/12
  • Crescente
    04/12
  • Cheia
    12/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06