AGROCLIMA

Calor e alta umidade no Norte neste fim de semana

08/11/2019 às 18:09
por Redação

Oferecimento

Fortes pancadas de chuva foram observadas na tarde da sexta-feira, 8, sobre o Tocantins. Em Araguaçu, a chuva veio com ventania e uma rajada chegou aos 80 km/h, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Choveu 33,4 mm em apenas 1 hora, entre 16 horas e 17 horas.

Entre o meio-dia e 17 horas, o INMET registrou 30,2 mm em Paulo Afonso, 28,4 mm em Colinas do Tocantins, 22,6 mm em Araguaína e 18,0 mm em Santa Fé do Araguaia.

 

As temperaturas elevadas e a alta umidade vão estimular a formação de nuvens carregadas sobre praticamente todo o Norte do país neste final de semana. 

 

Pancadas de chuva em quase todo o Norte

Neste sábado, 9 de novembro,  a divisa do Tocantins com a Bahia e o Amapá, incluindo o Macapá, são as únicas áreas do Norte com previsão de sol forte e tempo seco, sem chuva. No domingo, volta a chover em todo o Tocantins e apenas o Amapá não deve ter chuva. 

 

O oeste do Acre vão ter predomínio de céu nublado, com poucos períodos de sol e chuva a qualquer hora, tanto no sábado quanto no domingo.

Nas demais áreas da Região Norte, incluindo as capitais Rio Branco, Porto Velho, Manaus, BelémBoa VistaPalmas, o sol vai aparecer forte durante o dia e podem ocorrer pancadas de chuva com raios a partir da tarde, com moderada a forte intensidade.

 

As pancadas de chuva já devem começar durante a manhã, intercaladas com períodos de sol, neste sábado, no oeste do Pará, em Rondônia e no norte do Tocantins. 

 

Foto de Guilherme Oliveira, Nova Ipixuna (PA)

 

Áreas em estado de alerta e atenção

O centro-sul do Pará e áreas do leste do Amazonas e do oeste do Tocantins estão com risco de temporais. Praticamente todos os outros locais no Norte têm risco de chuva isolada, com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento. Apenas o norte do Pará, o Amapá e o sudeste do Tocantins não estão em estado de atenção. 

 

Tendência para o começo da próxima semana

Na segunda-feira, a nebulosidade e as condições de chuva vão aumentar sobre o Amazonas, Acre e Rondônia. Nestes estados, a chuva será mais frequente e deve ocorrer várias vezes no decorrer do dia.

Para as demais áreas da Região Norte, aprevisão de sol pela manhã, com pancadas de chuva a partir da tarde.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/12
  • Nova
    26/12
  • Crescente
    04/12
  • Cheia
    12/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06