AGROCLIMA

Clima está entre as principais preocupações do setor produtivo

03/12/2019 às 12:38
por Redação

Oferecimento

Toda safra, agricultores buscam forma de se proteger e garantir rentabilidade, seja pelas oscilações nos preços dos insumos, na estratégia de comercialização, entre outros aspectos que são definidos da porteira para dentro. Mas, existe uma outra parcela de fatores que são entendidos como externos, ou seja, que não podem ser controlados, como, por exemplo, o clima.

 

Nos últimos anos o clima está entre as principais preocupações do setor produtivo. Ciclos de El Niño e La Niña tem alterado a regularidade dos períodos de chuva, modificado os padrões climáticos e dificultado o planejamento das safras.

 

Além disso, em pouco mais de duas décadas, o mundo terá nove bilhões de pessoas, um acréscimo de dois bilhões à população, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). E, se um terço deste total engrossar as fileiras de consumidores da classe média, a pressão sobre os recursos naturais do planeta se tornará ainda maior.

 

Só o consumo de água aumentará 30%. Haverá necessidade de produzir 50% a mais de alimentos, e a oferta de energia terá de crescer 45%. Se nada for feito para mudar o padrão de consumo, dois terços da população global poderão sofrer com Escassez de água doce até 2025, conforme previsão da própria ONU.

 

Hoje em dia existem várias tecnologias que permitem aos produtores tenham maior gestão sobre sua produtividade. A irrigação inteligente é uma delas. Quando aplicada na área de absorção, o aumento de produtividade na irrigação inteligente, chega a 100% e a otimização de água pode alcançar 70%. Além disso, o agricultor se beneficia também da redução no uso de energia em até 60% quando comparado aos demais sistemas de irrigação.

 

Tecnologias como a irrigação inteligente, vieram para auxiliar em safras mais produtivas. O desafio de produzir mais com menos, não é só do agricultor, mas também de empresas responsáveis que utilizam da tecnologia para ajudar o produtor a elevar seus resultados de forma sustentável e consciente.

 

Já existe no mercado, o primeiro sistema de irrigação com cérebro. Chamado de NetBeat possibilita monitorar, analisar e automatizar todo o sistema de irrigação, em tempo real, por meio de smartphone, computador ou tablet. “O NetBeat é uma espécie de combo digital do agricultor, que graças ao advento do monitoramento inteligente, garante seu cultivo sempre com ele, na palma da mão”, destaca o Gerente de Digital Farming, Bruno Toniello.

 

O monitoramento inteligente também ajuda na redução de custos, ao evitar falhas de produção, desperdícios de insumos, gastos excessivos com água e energia elétrica, tornando a atividade mais rentável em todos os aspectos. “É primeiro a combinar modelos de cultivo para oferecer soluções customizadas e adaptáveis a necessidades”, acrescenta Toniello.

 

Conheça também o AgroclimaPro - sua opção inteligente para a gestão no campo

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/

 

 

 

 

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/12
  • Nova
    26/12
  • Crescente
    04/12
  • Cheia
    12/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06