Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Safra 2019/20 prevê incremento de 1,5% na área plantada

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A safra 2019/20 está previsto incremento de 1,5% na área plantada em comparação com o exercício anterior. São estimados cerca de 64.188,4 mil hectares para esse ciclo, correspondendo a uma variação absoluta de 970,4 mil hectares, influenciado basicamente pelo crescimento da área de
soja.  

 

Apesar da semeadura de soja, principal produto cultivado nessa primeira safra, estar sendo realizada dentro da janela climática, observou-se, neste ano, uma concentração do plantio maior do que o usual, em outubro, prognosticando, por ocasião da colheita, a possibilidade de uma movimentação operacional acima da média, especialmente se naquela ocasião houver coincidência com chuvas intensas.

 

As condições climáticas apresentadas, até o momento, indicam um rendimento, de maneira geral, superior ao da safra passada, sobretudo se as produtividades de soja se confirmarem, recuperando assim o ocorrido na última temporada, em que importantes estados produtores sofreram com estiagem em dezembro e janeiro.

 

A soja, milho, arroz e algodão são as principais culturas produzidas no país. A produção da soja
deverá atingir 121 milhões de toneladas, o milho, distribuído entre a primeira, segunda e terceira  safras, deverá alcançar 98,4 milhões de toneladas, o arroz, 10,5 milhões e o algodão em caroço, 6,8 milhões de toneladas. 

 

Entre as culturas de inverno da safra 2019, que continuam sendo acompanhadas, a proximidade do fim da colheita, sobretudo de trigo, aponta para redução da produção, estimada em 5,2 milhões de toneladas, em relação à última safra, especialmente pelas oscilações climáticas ao longo do ciclo, com registros de geadas e períodos de chuvas, reduzindo o potencial produtivo das lavouras, principalmente no Paraná.

 

Amanhã, vamos divulgar mais mais detalhes dE cada cultura, de acordo com o levantamento da Conab. Fique ligado aqui no Agroclima.

 

AgroclimaPro

 

Conheça também o AgroclimaPro - sua opção inteligente para a gestão no campo

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima Pro

Acesse: https://agroclimapro.com.br/

 

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias